BLOG

Referência em Nefrologia: estrutura de excelência e atendimento humanizado
< Voltar

Referência em Nefrologia: estrutura de excelência e atendimento humanizado

Por: Dr. Fernando Roberto Roman e Dr. Sérgio Saito em 05/01/2021 | ícone Tag  Medicina Nefrologia

Os avanços da Medicina são fundamentais para a melhora da saúde e da qualidade de vida da população. Porém, é preciso garantir que as pessoas tenham acesso às novas tecnologias e aos profissionais habilitados nas diversas especialidades.
A comunidade da região Oeste sabe o que isso significa. Em um passado não muito distante, realizar alguns tratamentos era difícil, exigindo deslocamentos longos para conseguir alguns serviços como, por exemplo, em Nefrologia.
Mas, desde 1995, com a RenalClin, a população dos 18 municípios da região têm, em Toledo, um Centro Especializado em doenças renais. “Iniciamos os atendimentos com o objetivo de atender pacientes de Toledo e região, principalmente os que necessitavam de terapia renal substitutiva (Hemodiálise e Diálise Peritoneal)”, relembram os nefrologistas Dr. Fernando Roberto Roman e Dr. Sérgio Saito.
Desde agosto de 2016, a RenalClin passou a fazer parte do IMED Toledo, contando com uma estrutura ampla e moderna. Atualmente, a Clínica conta com quatro médicos nefrologistas, três enfermeiros especialistas em nefrologia, nutricionista, farmacêutico, psicólogo, técnicos de enfermagem e secretárias, todos com experiência nesta área.

Os médicos salientam que além do corpo técnico especializado, quando o assunto é prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças dos rins e das vias urinárias, a estrutura também é importante para melhor atender pacientes e familiares. “A clínica tem modernos consultórios e equipamentos para propiciar conforto e segurança aos pacientes, inclusive aos que necessitam de terapia de Hemodiálise”, diferenciam.

Atenção

A estrutura humana e física possibilitam aos pacientes um atendimento humanizado e qualificado, reforçando uma atenção maior à saúde dos rins. “Estamos vivendo em uma época com expectativa de vida mais longa, mas também com maior número de pessoas padecendo de doenças crônicas como Hipertensão Arterial e Diabetes que são as principais causas de falência renal. Ter atenção é fundamental”, afirmam.
Os especialistas explicam que, como a Insuficiência Renal é uma patologia silenciosa, pode estar presente por anos antes que o paciente tenha conhecimento e possa tomar as medidas para retardar sua evolução. 

Sobre a Doença Renal Crônica

A Doença Renal Crônica (DRC) se caracteriza por lesão nos rins que se mantém por três meses sou mais, com diversas consequências, pois os rins têm muitas funções, dentre elas: regular a pressão, filtrar o sangue, eliminar toxinas do corpo, controlar a quantidade de sal e água do organismo, produzir hormônios que evitam a anemia e as doenças ósseas, entre outras. “Em geral, nos estágios iniciais, a DRC é silenciosa, ou seja, não apresenta sintomas ou eles são poucos e inespecíficos. Por causa disso, pode haver demora no diagnóstico e ele só acontecer quando o funcionamento dos rins já está bastante comprometido, necessitando manutenção da vida do indivíduo, tratamento por meio da diálise ou transplante renal. Assim, são fundamentais a prevenção e o diagnóstico precoce da doença, que tem tratamento e que pode ser observada com a realização de exames de baixo custo, como o exame de urina e a dosagem de creatinina no sangue, por exemplo”, observam os médicos. “Hoje temos todas as possibilidades de um atendimento adequado, desde um diagnóstico precoce até o tratamento dos casos em estágios adiantados da doença”, completam.

Gostou do nosso conteúdo?
Cadastre-se para receber nossos conteúdos exclusivos.
< Voltar

(45)  3056-0199 | R. Santos Dumont, 2708 - Toledo/PR