BLOG

Mais do que estilo, cabelo precisa de saúde.
< Voltar

Mais do que estilo, cabelo precisa de saúde.

Por: Dra. Luciana Menezes de Azevedo em 05/01/2021 | ícone Tag  Medicina Dermatologia

Um dos itens essenciais quando falamos em autoestima é o cabelo. Isso porque além do visual, os cabelos são marcas da personalidade. Homens e mulheres se preocupam muito em mantê-los com aparência, corte e cores de seus estilos. Mas, a maior atenção também deve estar na saúde dos fios.
A queda de cabelos, a Alopecia como é chamada tecnicamente, é uma das doenças que causa muito constrangimento. Por isso, a dermatologista Dra. Luciana Menezes de Azevedo garante que diante do problema é preciso procurar ajuda médica. “Os dermatologistas atuam no tratamento das doenças dos cabelos e do couro cabeludo e da restauração capilar”, indica.

Crescimento preocupante

A médica afirma que estudos e pesquisas no Brasil e no mundo apontam para o crescimento da Alopecia no público feminino nos últimos anos. “Acredita-se que cerca de 40% das mulheres com menos de 50 anos possam ser acometidas pela doença”, detalha.

Do outro lado, os tratamentos têm avançado e hoje é possível retardar o avanço da calvície. A Dra. Luciana explica que um dos tratamentos possíveis é o MMP ® capilar, uma técnica que somente médicos dermatologistas podem realizar. Ela consiste na microinfusão de medicamentos pelo couro cabeludo através de um aparelho com a profundidade adequada para cada indicação. “Esse tratamento visa estabilizar e regredir a perda capilar, bem como melhorar a qualidade dos fios, sobretudo quando iniciado precocemente e associado ao planejamento e ao acompanhamento médico”, avalia os resultados.

Avaliação

Mas, como tudo na área médica, para tratar é preciso identificar. “É fundamental buscar um dermatologista para o diagnóstico preciso da causa e, assim, avaliar o melhor tratamento, que é individualizado e planejado para cada paciente. Detectar a doença precocemente é a melhor forma de assegurar melhores resultados”, ressalta a especialista. 
O problema é que há inúmeras causas da doença, que são desconhecidas da população e que vão muito além da falta de nutrientes ou vitaminas. “Com isso, a paciente demora a compreender que sofre com algum problema e acaba retardando o início do melhor tratamento”, afirma a dermatologista.
Por isso, ao procurar um profissional habilitado, o paciente está cuidando da saúde dos fios e sua autoestima. “Durante a consulta realizamos o exame de tricoscopia, para análise detalhada do couro cabeludo e fios em grande aumento. Se necessário, exames laboratoriais são solicitados e em alguns casos realizamos inclusive a biópsia do couro cabeludo.Identificando a causa é possível seguir um tratamento que terá mais chance de sucesso”, finaliza a Dra. Luciana.

Gostou do nosso conteúdo?
Cadastre-se para receber nossos conteúdos exclusivos.
< Voltar

(45)  3056-0199 | R. Santos Dumont, 2708 - Toledo/PR