BLOG

Formado em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) Residência médica em Ortopedia e Traumatologia pelo Hospital de Clínicas (HC/UFPR) Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) Especialização em Cirurgia do Joelho, Artr
< Voltar

Dores nos joelhos? Não carregue esse peso!

Por: Dr. Alexandre Roman Coelho em 04/01/2021 | ícone Tag  Medicina Ortopedia Traumatologia

Seus joelhos parecem não acompanhar mais o seu dia a dia? Sente dores, cansaço ou até dificuldades nos movimentos?

Então é preciso prestar atenção, tomar cuidados e, principalmente, procurar um médico especialista.

O ortopedista e traumatologista dr. Alexandre Roman Coelho explica que estes sinais podem indicar uma artrose do joelho.

“É uma doença crônica e progressiva caracterizada pela degeneração ou desgaste da cartilagem articular. Também é conhecida como gonartrose, osteoartrose ou osteoartrite”.

O especialista informa que são diversos os fatores associados à doença, como a idade, traumas no joelho, predisposição genética, mau alinhamento dos membros inferiores, sobrepeso e obesidade e doenças reumáticas sistêmicas. Indiferente da causa, a artrose no joelho pode resultar em prejuízos significativos nas atividades cotidianas e na qualidade de vida. “Os pacientes podem apresentar dor, perda progressiva da função do joelho, diminuição da amplitude de movimento, aumento de volume articular, deformidades, crepitações e estalidos ao movimentar o joelho e rigidez articular”, cita.

Tratamento

A boa notícia é que com os avanços da medicina existem diversos tratamentos, dentre eles opções conservadoras (sem cirurgia) e também os procedimentos cirúrgicos. “Somente seu médico saberá a melhor indicação para cada caso. Ao sentir um destes sintomas procure um especialista”, indica dr. Alexandre.

Um profissional habilitado realizará o diagnóstico da doença e indicará o tratamento adequado, podendo auxiliar no alívio da dor, inchaço e dificuldades de locomoção, evitando também a evolução da artrose. “O resultado será a melhora na qualidade de vida do paciente”, finaliza o especialista.


 
Gostou do nosso conteúdo?
Cadastre-se para receber nossos conteúdos exclusivos.
< Voltar

(45)  3056-0199 | R. Santos Dumont, 2708 - Toledo/PR